A pesquisa explora a relação entre accountability e equidade no acesso a serviços públicos. A partir de uma discussão conceitual sobre governança colaborativa, accountability, equidade e governo aberto, analisamos práticas em quatro países (Brasil, Colômbia, Espanha e Indonésia), considerando três conjuntos de dados:
20 Planos Nacionais de Governo/Estado Aberto de Brasil, Colômbia, Espanha e Indonésia, membros da Open Government Partnership (OGP) desde 2011
10 Planos de Governo Aberto de São Paulo, Bogotá, Madri, Semarang e West Sumbawa, integrantes da OGP Local
Exemplos de serviços públicos nessas cinco cidades e regiões concebidos para promover equidade.
A questão que orienta a pesquisa é “como as estratégias de governo aberto reconhecem as assimetrias de poder e as desigualdades entre grupos populacionais no acesso aos serviços públicos e buscam contribuir para reduzi-las”?
PUBLICAÇÕES
Position Paper: Rumo a um novo modo de governo aberto que reduza desigualdades: aberto by default e baseado na equidade by design
O Encontro Internacional EquiGov ocorreu em Florianópolis de 29 a 31 de outubro de 2024. Com o objetivo central de discutir a equidade nos serviços públicos por meio de governos e parlamentos abertos, o EquiGov foi realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Esag), por meio do grupo de pesquisa Politeia, e pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por meio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.